Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo alertará motoristas sobre trechos perigosos e estatísticas em BRs

General

Aplicativo alertará motoristas sobre trechos perigosos e estatísticas em BRs

por publicado: 20/11/2013 14h33 última modificação: 21/02/2014 10h49
Ministério da Justiça premia, nesta quinta-feira (21), às 18h, os vencedores do II Concurso de Aplicativos para Dados Abertos

O Ministério da Justiça premia, nesta quarta-feira (21), às 18h, os vencedores do II Concurso de Aplicativos para Dados Abertos. Os aplicativos permitem visualizar dados de acidentes de trânsito, captando aumentos e diminuições nos períodos selecionados, trechos, tipos de veículos que mais se envolvem nos acidentes, perfil dos condutores e outras informações.

Conforme o edital, as equipes vencedoras terão seu aplicativo publicado no site Portal Brasileiro de Dados Abertos e serão premiadas no portal do Ministério da Justiça. Cada participante da equipe classificada em primeiro lugar receberá, ainda, um notebook como prêmio.

O concurso é uma iniciativa do MJ; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Controladoria-Geral da União; e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), representado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br) por meio do Escritório Brasileiro do W3C Brasil.

Segundo coordenador do programa de transparência e acesso à informação, Victor Pimenta, o objetivo é aproximar os desenvolvedores participantes do concurso com o público-alvo.

O MJ realizou ainda consulta com pessoas e entidades envolvidas na política de segurança no trânsito e prevenção de acidentes.

“Trabalhamos para a construção de uma internet rica e democrática, na qual todos os cidadãos tenham acesso aos dados públicos e possam livremente desenvolver, criar, distribuir e utilizar. É justamente essa web protegida pelos princípios da liberdade, da neutralidade, da colaboração e da universalidade que se busca consolidar com a aprovação do marco civil da internet”, comentou Victor Pimenta.

As bases de dados que serão utilizadas foram disponibilizadas pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), em formato aberto, e estão publicados de modo a permitir sua utilização por toda a sociedade.

Serviço:
II Concurso de Aplicativos para Dados Abertos
Data: Quinta-feira 21/11/2013
Hora: 18h
Local: Escola de Administração Fazendária de Brasília - Rodovia DF 001 km 27

Por Lucas Rosário
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br