Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Amazonas adere ao Programa Crack, é possível vencer

General

Amazonas adere ao Programa Crack, é possível vencer

por publicado: 06/08/2013 15h55 última modificação: 20/02/2014 15h49

O Estado de Amazonas e a capital Manaus assinam, nesta terça-feira (06), em Brasília/DF, o termo de adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’. O objetivo é ampliar a oferta dos serviços de saúde e assistência social aos usuários e dependentes de drogas, além de fortalecer as ações de segurança pública, prevenção e capacitação.

Na área de segurança pública, serão investidos quase R$ 4 milhões para fortalecer o policiamento ostensivo e de proximidade. Por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Ministério da Justiça (MJ) irá capacitar 160 profissionais que atuarão nas 2 bases móveis de videomonitoramento a serem adquiridas com verba do Programa Crack e na ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Dentre as bases móveis, uma será entregue ainda este ano e outra em 2014. Cada base terá um kit com 20 câmeras de videomonitoramento, 2 viaturas, 2 motocicletas, 50 pistolas de condutividade elétrica e 150 espargidores de pimenta.

Além de habilitar profissionais de segurança pública, o MJ irá investir, por meio da Secretaria de Políticas Sobre Drogas (Senad), em ações de prevenção no Amazonas. A meta até 2014 é oferecer vagas para educadores e policiais para prevenção de drogas nas escolas. Em atividades à distância haverá vagas para profissionais de saúde e assistência social; conselheiros tutelares; operadores de direito e lideranças comunitárias.

A Senad está investindo também na capacitação permanente dos profissionais das redes públicas de saúde e assistência social, da segurança pública, do Poder Judiciário e do Ministério Público, com a implantação do Centro Regional de Referência (CRR) na Universidade Federal do Amazonas.

O Amazonas tem até o momento três comunidades terapêuticas contratadas pela Senad, por meio de edital de chamamento público, disponibilizando 88 vagas para acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso e abuso de drogas. Além disso, haverá repasse de recursos para reestruturação do Conselho Estadual de Política sobre Drogas.

Já o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) irá investir, até 2014, R$ 540 mil para apoiar Manaus com a implantação de 6 equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social. No que diz respeito à área da saúde, serão investidos recursos para a implantação de Consultórios na Rua; Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Unidades de Acolhimento e leitos em enfermarias especializadas em saúde mental.


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br