Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ repatria obras de arte do acervo de Edemar Cid Ferreira, do Caso Banco Santos

Destaque

MJ repatria obras de arte do acervo de Edemar Cid Ferreira, do Caso Banco Santos

por publicado: 18/06/2015 18h50 última modificação: 18/06/2015 20h05
Quadros devem ser leiloados e os valores revertidos para a massa falida da instituição financeira



Brasília, 18/6/15 – Aconteceu nesta quinta-feira (18), em Nova York, a cerimônia de repatriação do quadro "Hannibal", de Jean-Michel Basquiat e da escultura “Togatus Romano”. As obras de arte foram recuperadas pelo governo norte-americano em cooperação internacional com o governo brasileiro e faziam parte da coleção do administrador do Banco Santos. Os quadros devem ser leiloados e os valores revertidos para a massa falida da instituição financeira.
 
Os trâmites para a repatriação foram coordenados pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ), do Ministério da Justiça, que exerce a função de autoridade central com base no Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal entre o Brasil e Estados Unidos. O trabalho foi executado em coordenação com a Divisão de Negócios Internacionais do Departamento de Justiça dos EUA.
 
“O resultado desse caso mostra que a cooperação jurídica internacional entre Brasil e EUA está consolidada. Além disso, merece destaque a atuação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Federal e da Justiça Brasileira, em articulação com o Ministério da Justiça como autoridade central”, disse o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos.
 
Segundo Vasconcelos, nos últimos 11 anos, a cooperação jurídica internacional avançou no Brasil. “Tivemos a consolidação do sistema com a criação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) e de estruturas criadas em outros órgãos públicos. As instituições brasileiras estão trabalhando de forma cada mais eficiente para combater o crime nacional e o transnacional”.
 
Sobre a cooperação
 
A cooperação jurídica foi solicitada pela 6ª Vara Federal Criminal Especializada em Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional em Lavagem de Dinheiro de São Paulo e pela 2ª a Vara de Falência e Recuperações Judicias de São Paulo.
 
O DRCI/SNJ articulou junto às autoridades norte-americanas a cooperação jurídica internacional, pedindo a indisponibilidade de todas as obras da “Cid Collection” que se encontrassem nos Estados Unidos.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928