Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ligue 132 completa 10 anos com ciclo de palestras e mostra de trabalhos

General

Ligue 132 completa 10 anos com ciclo de palestras e mostra de trabalhos

por publicado: 03/07/2015 15h44 última modificação: 03/07/2015 17h20

 

Brasília, 3/7/2015 - Foi realizado nesta quinta-feira, dia 25 de junho, o Ciclo de Palestras em comemoração aos 10 anos do Ligue 132, promovido pela Associação Mário Tannhauser de Ensino, Pesquisa e Assistência (AMTEPA). Além das palestras, também ocorreu apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos no serviço. O evento ocorreu no Teatro do Prédio II da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e contou com a participação de mais 150 pessoas.

Durante a cerimônia de abertura, o vice-reitor da UFCSPA, Luis Henrique Telles da Rosa, elogiou o serviço executado na universidade em parceria com a Amtepa. Logo após, a coordenadora do Ligue 132, Dra. Helena M.T. Barros, agradeceu a presença de todos e explicou um pouco do funcionamento do serviço por meio de vídeo. “Esse é um trabalho que tem nos dado muita satisfação, permitindo interação com muitas pessoas interessantes, criativas e engajadas na ideia de que é preciso prevenir o uso abusivo de substâncias licitas e ilícitas.”

Após, a coordenadora do Ligue 132, Dra. Maristela Ferigolo, apresentou dados referentes aos atendimentos do serviço no período de 10 anos, encerrando a cerimônia de abertura do evento.

A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Luiz Carlos Coronel, coordenador de saúde mental do Rio Grande do Sul, que falou sobre as políticas de saúde mental, álcool, crack e outras drogas no estado.

Em seguida, o Secretario Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Vitore Maximiano, apresentou dados sobre o atual cenário de consumo de drogas no Brasil e no mundo, explicando quais são as estratégias brasileiras para prevenir o consumo de substâncias licitas e ilícitas.

Às 15h, o psiquiatra e diretor do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da UFRGS, Flávio Pechansky, palestrou sobre “Práticas e Políticas sobre Álcool e Drogas no Trânsito – Uma geração em atraso”. O Dr. Flávio Pechansky mostrou como uma fiscalização rigorosa pode reverter o número de acidentes e de mortes.

A palestra que encerrou o evento foi do pesquisador da Fiocruz, Dr. Francisco Bastos, que apresentou métodos de pesquisa para diversos tipos de estudos, entre eles de epidemiologia.

Após a última palestra, o coral da UFCSPA regido pelo maestro Marcelo Rabello dos Santos apresentou quatro músicas como parte do encerramento do Ciclo de Palestras do Ligue 132.

Mensalmente, o Ligue 132 realiza palestras gratuitas, promovidas pela Amtepa. Para saber mais sobre esses eventos, acesse www.amtepa.com.br. 

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br