Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Entrevistas de refúgio podem ser agendadas por mensagem de celular

Destaque

Entrevistas de refúgio podem ser agendadas por mensagem de celular

por publicado: 30/01/2018 15h39 última modificação: 30/01/2018 18h14
A medida visa diminuição de custos e maior efetividade na comunicação

Entrevistas solicitação de refúgio

Brasília, 30/1/18 – As entrevistas de solicitações de refúgio no Brasil já podem ser agendadas por meio de aplicativo de mensagem de celular. Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, a notificação para prestar declarações no processo de solicitação de refúgio poderá ser realizada por qualquer meio que assegure a ciência do interessado, inclusive por aplicativo de mensagens para dispositivos móveis.  

De acordo com o secretário nacional de Justiça, Rogério Galloro, a medida visa a diminuição de custos e o aumento da efetividade do procedimento. “Essa é uma forma mais segura e mais rápida para notificar os solicitantes de refúgio no Brasil, além de ser mais barata”, explica. 

O coordenador-geral do Comitê Nacional para os Refugiados, Bernardo Laferté, explica que atualmente a comunicação é feita por meio de carta e muitos endereços dos solicitantes estão desatualizados, fazendo com que não recebam as correspondências e, por isso, faltem às entrevistas. “É comum que os solicitantes de refúgio mudem de endereço, mas é menos provável que mudem o número do celular. Além disso, o uso de aplicativo de mensagem eletrônica é difundido em todo o Brasil”, ressalta. 

Com a iniciativa, o Ministério da Justiça ainda economiza custos. Cada correspondência custava R$ 6,85, independentemente do destino no Brasil. Já o pacote atual de dados custa ao MJ R$ 39,90 e permite o envio de quantas notificações forem necessárias no mês. 

Para os solicitantes de refúgio que não utilizarem aplicativo de mensagem eletrônica, será utilizado o e-mail ou a correspondência física, sem prejuízo para o interessado.


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg