por almerindo.trindade publicado 11/02/2016 10h52, última modificação 12/11/2018 11h15

 


 

O Que é Planejamento Estratégico?

Estratégia é o conjunto de grandes escolhas que orienta o gerenciamento do presente e a construção do futuro num horizonte de longo prazo e sob condições de incerteza.

O Planejamento Estratégico estabelece com clareza para toda a organização quais são os objetivos a serem atingidos e como faremos para alcançá-los.

No Ministério da Justiça, o Planejamento Estratégico abrange as seguintes unidades, a saber: Arquivo Nacional, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Comissão de Anistia, Fundação Nacional do Índio, Ouvidoria-MJ, Assessoria Especial de Controle Interno, Secretaria Nacional do Consumidor, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Secretaria-Executiva e Secretaria Nacional de Justiça.

Para acessar a Portaria que institui o Planejamento Estratégico 2015-2019 do Ministério da Justiça e a Portaria que publica e altera seu conteúdo, clique abaixo:


Todo o trabalho do Planejamento Estratégico está alinhado com o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, garantindo maior integração e facilitando o processo de monitoramento.

O Mapa Estratégico é a representação visual da estratégia do Ministério da Justiça a partir da combinação e da integração de objetivos. O mapa do MJ é composto por 11 objetivos, divididos em três perspectivas, a saber:

Sociedade e Governo, Habilitadores e Fundamentos.

Mapa Estratégico MJ 2015-2019_Repactuação v3_novo.jpg

Para conseguir avaliar o alcance desses objetivos, foram definidos indicadores e metas de resultado, pelos quais se avalia o sucesso da estratégia.

Para maiores detalhes clique abaixo:


Carteira de Projetos Estratégicos

Projetos são definidos como um esforço temporário, com início e término definidos, cujo objetivo resulta em uma entrega formal de um produto ou serviço único.

A Carteira de Projetos Estratégicos é um conjunto de projetos que contribuem para o alcance dos objetivos propostos na estratégia.

Esses projetos serão gerenciados pelas unidades e acompanhados por todo o Ministério da Justiça, com o intuito de garantir o sucesso da estratégia.

Para maiores detalhes clique abaixo:

Cadeia de valor

A cadeia de valor decompõe o Ministério da Justiça em suas atividades de relevância estratégica, o que possibilita compreender os principais processos primários que o Ministério executa para entregar valor à sociedade, assim como permite conhecer também os processos de suporte e gerenciamento que contribuem para o funcionamento da organização.

Para maiores detalhes clique abaixo: