por almerindo.trindade publicado 11/02/2016 10h52, última modificação 22/11/2017 15h21

 


 

O Que é Planejamento Estratégico?

Estratégia é o conjunto de grandes escolhas que orienta o gerenciamento do presente e a construção do futuro num horizonte de longo prazo e sob condições de incerteza.

O Planejamento Estratégico estabelece com clareza para toda a organização quais são os objetivos a serem atingidos e como faremos para alcançá-los.

No Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Planejamento Estratégico abrange as seguintes unidades: Arquivo Nacional, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Comissão de Anistia, Departamento Penitenciário Nacional, Departamento de Polícia Federal, Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Fundação Nacional do Índio, Gabinete do Ministro, Secretaria Nacional do Consumidor, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria-Executiva e Secretaria Nacional de Justiça.

Para acessar a Portaria que institui o Planejamento Estratégico 2015-2019 do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Portaria que publica seu conteúdo, clique abaixo:


Todo o trabalho do Planejamento Estratégico está alinhado com o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, garantindo maior integração e facilitando o processo de monitoramento.

O Mapa Estratégico é a representação visual da estratégia do Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir da combinação e da integração de objetivos. O mapa do MJ é composto por 15 objetivos, divididos em três perspectivas:

Sociedade e Governo, Habilitadores e Fundamentos.


Mapa Estratégico

Para conseguir avaliar o alcance desses objetivos, foram definidos indicadores e metas de resultado, pelos quais se avalia o sucesso da estratégia.

Para maiores detalhes clique abaixo:


Carteira de Projetos Estratégicos

Projetos são definidos como um esforço temporário, com início e término definidos, cujo objetivo resulta em uma entrega formal de um produto ou serviço único.

A Carteira de Projetos Estratégicos é um conjunto de projetos que contribuem para o alcance dos objetivos propostos na estratégia.

Esses projetos serão gerenciados pelas unidades e acompanhados por todo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o intuito de garantir o sucesso da estratégia.

Para maiores detalhes clique abaixo:

Cadeia de valor

A cadeia de valor decompõe o Ministério da Justiça e Segurança Pública em suas atividades de relevância estratégica, o que possibilita compreender os principais processos primários que o Ministério executa para entregar valor à sociedade, assim como permite conhecer também os processos de suporte e gerenciamento que contribuem para o funcionamento da organização.

Para maiores detalhes clique abaixo: